sábado, 14 de julho de 2007

E o Circo está armado

A abertura dos Jogos Pan-americanos foi, sem dúvida, encantadora. Uma apresentação realmente merecedora de muitos elogios e, com certeza, para tal sucesso, uma apresentação na qual milhões devem ter sido investidos.
Por falar em investimento, não podemos esquecer também dos milhões gastos na reforma de estádios, na construção da Vila Olímpica, em segurança e, em muitos outros detalhes que devem existir.
Diante das condições econômica, política e social encontradas no nosso país, a violência estúpida presente no estado do Rio de Janeiro, sede dos Jogos, esta escritora que vos fala, dentro do seu conhecimento superficial, começou a pensar sobre alguns aspectos. Sinceramente, não querendo desvalorizar o esporte, acho que antes de sediar um acontecimento de tal porte, no qual tanto dinheiro tem que ser empregado, o Brasil deveria se preocupar com outras tantas coisas que gritam o tempo todo por socorro.
Quando se tem um grande evento o sistema de segurança é bastante organizado, fortalecido e eficaz; quando na verdade, isto deveria ocorrer todos os dias, em todos os lugares.
Quando se tem um grande evento tanta coisa é consertada, reformada... Mas por que esperar um grande evento?
Enquanto os nossos atletas estarão se esforçando para ganhar medalhas, enquanto muitos estarão torcendo, enquanto a imprensa estará cobrindo o acontecimento, enquanto as autoridades estarão pensando ter feito uma grande realização; outros atletas estarão realizando maratonas diárias em que a medalha, quando as ganham, é, muitas vezes, um prato de comida. Para eles isto já será uma grande vitória.
O tal evento irá passar e, os gritos de socorro permanecerão.

Se o "Fome Zero" é o pão, agora já temos o circo!.

Um comentário:

Lucas Franco disse...

Excelente texto Aninha. Nas vésperas do Pan eu torci para que tudo desse certo no evento, especialmente porque não daria para voltar atrás(o Pan não poderia ser mais cancelado), e eu não gostaria de ver o Brasil com o 'filme queimado' na imprensa internacional(no caso de algum tiroteio perto da Vila Olímpica, por exemplo). Porém, fui contra a realização do Pan no Brasil, assim como sou contra a realziação da copa do mundo e olimpíadas no nosso país, que tem outras prioridades, e que poderia investir o dinheiro dos nossos impostos para melhorar a vida do nosso povo, não necessariamente através de doações de cesta básica, mas sim de algo auto-sustentável, e nada melhor que melhorar a infra-estrutura das nossas escolas públicas, afinal, não são poucos os alunos desestimulados a ir a escola, pois ninguém os incentiva, e de quebra, são poucas que oferecem espaço para a prática de esportes(ja que estamos falando deles).

Que tenhamos dias melhores, e para melhorar muito a vida dos brasileiros, o esporte pode ser um caminho interessante, levando ensinamentos como a disciplina e o respeito para jovens de periferia tão esquecidos pela sociedade. Bjo =]